Qua, 21 de março de 2018, 14:04

Programa Servidor Cidadão debate consumo e planejamento financeiro
Servidores aprenderam a trabalhar com fluxo de caixa pessoal para gerenciar gastos
Evento contou com a palestra do servidor Wesley Reis. (fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS)
Evento contou com a palestra do servidor Wesley Reis. (fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

O prazer de comprar gera inúmeras preocupações para milhares de brasileiros. Pensando nisso, a terceira edição do ano do Programa Servidor Cidadão, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), trouxe na manhã de hoje, 21, o debate sobre consumismo e planejamento financeiro.

Com palestra do administrador Williams Wesley Reis Santos, também servidor da instituição, o evento girou em torno de um tema que a professora Martha Bragança, do Departamento de Educação Física (DEF), considera importante para melhorar a qualidade de vida e ajudar as pessoas a fecharem a conta dentro do orçamento.

“Nós precisamos pensar sobre gestão financeira, como fizemos aqui, porque isso nos ajuda a ter uma vida mais equilibrada, uma saúde melhor, porque infelizmente tudo depende do dinheiro, inclusive o remédio que precisamos quando ficamos doentes. Quando você tem uma boa gestão financeira sobre seus gastos e tem uma visibilidade sobre o como você realmente usa o seu dinheiro, você pode ficar no final do mês sem preocupações”, disse.


Terceira edição de 2018 do Servidor Cidadão ocorreu na manhã de hoje, 21.
Terceira edição de 2018 do Servidor Cidadão ocorreu na manhã de hoje, 21.

O planejamento financeiro em termos gerais, segundo Wesley Reis, é o plano que se faz para conseguir um objetivo. E que isso depende de uma reflexão que as pessoas precisam fazer sobre a melhor maneira de gastar o seu dinheiro pensando no futuro, não em um presente imediato.

“O que se precisa entender são os impactos que os gastos podem ter a longo prazo. Muitos acabam pensando de maneira imediatista e esquecem de planejar, ver as condições que deve enfrentar para alcançar os objetivos lá na frente”, afirma.

Esses impactos podem gerar transtornos financeiros para toda a família, impedindo que se planejem sonhos e tracem metas. Por isso Wesley afirma da importância de pegar a caneta e papel e elaborar um orçamento mensal.

“O planejamento financeiro faz com que a pessoa defina um plano para sua vida e tenha uma melhor forma de alcançar certos objetivos”, conta. “É importante falar sobre isso porque esse tema está ligado ao impacto que ele causa na vida da pessoa, na família, nos filhos, em tudo que diz respeito à qualidade de vida”.

Ao final do evento, os servidores tiveram a chance de trabalhar em um fluxo de caixa pessoal imaginário, aprendendo na prática a como aplicar isso em seu dia-a-dia.

Ascom

comunica@ufs.br


Notícias UFS