Seg, 24 de setembro de 2018, 13:41

Trabalhadores do HU fazem treinamento para combater princípios de incêndio

Por meio de uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um treinamento para 38 trabalhadores sobre combate a princípios de incêndio.

De acordo com o presidente da Cipa do HU-UFS, o Relações Públicas Ailton Rocha, em dois dias de curso foram fornecidas orientações teóricas e práticas para que o servidor, devidamente treinado, possa tomar as providências necessárias caso ocorra um princípio de incêndio.

“Os funcionários participantes tiveram a oportunidade de aprender a manusear um extintor, a saber que tipo de extintor usar a depender da origem do princípio de incêndio e a usar corretamente a mangueira de apagar fogo, além da parte teórica do curso, que também é muito importante”, declarou Ailton.

Por envolver fogo, a parte prática do curso foi desenvolvida em uma área do hospital onde o trânsito de pessoas e veículos foi bloqueado, tudo para garantir a segurança de colaboradores e funcionários.

No próximo dia 5 de outubro, a partir das 14h, haverá uma segunda turma, com o mesmo conteúdo da primeira. Os interessados em se inscrever devem procurar, até o dia 4 de outubro, a Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do HU-UFS.

Cipa

A Cipa é uma comissão de prevenção de acidentes, na qual representantes dos servidores e gestores analisam a aplicabilidade de melhorias nas condições do ambiente do trabalho.

A Comissão é regida por normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, em conjunto com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do HU-UFS, planeja e analisa medidas preventivas, a fim de evitar acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Sobre a Ebserh

Desde 2013, o HU-UFS faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais, sendo responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por Andreza Azevedo

Unidade de Comunicação Social do HU