Ter, 14 de maio de 2019, 15:27

Libras e Medicina são destaques da UFS, segundo avaliação do MEC
Cursos conseguiram a nota 4, que é classificado como ‘muito bom’ dentro da escala de avaliação

As graduações de Letras Libras e Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão e Aracaju, respectivamente, receberam nota 4 (quatro) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O resultado, obtido após avaliação em 2018, é classificado como ‘muito bom’ dentro da escala de avaliação, que vai de 1 (um) – resultado insuficiente – até 5 (cinco) – nota excelente. A avaliação de cada curso acontece a cada três anos e possui alguns indicadores: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.

Desde 2013, a UFS, segundo o coordenador da Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copac), Kleber Fernandes, já passou por 27 avaliações presenciais. E, em todas as análises, os cursos da universidade conquistaram, no mínimo, a nota três. “Não existe nenhum curso [da UFS] com avaliação ‘in loco’ com nota abaixo de três. Pode acontecer que no Enade os alunos tenham uma avaliação inferior, mas, em geral, os nossos cursos são considerados muito bons ou excelentes”, conta.

“A universidade tem, de um lado, professores competentes e, do outro, alunos interessados em aprender”, salienta Kleber Fernandes, coordenador da Copac (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Mas quais são os critérios para determinar a nota de um curso? Kleber pontua alguns deles. “O Ministério utiliza como variáveis para avaliação a formação e titulação do professor, a organização didático-pedagógico e a infraestrutura”. De acordo com o coordenador da Copac, o MEC, em síntese, avalia se todos os cursos cumprem com as ‘determinações oficiais’. “Em termos de biblioteca, acessibilidade, projetos pedagógicos, infraestrutura, a comunicação entre a coordenação do curso e os alunos. Essas são, em linhas gerais, as dimensões que o MEC avalia”, diz.

Ao ser questionado sobre a contribuição que as avaliações do MEC trazem para a UFS, o chefe da Copac foi resoluto. “Quando vem uma comissão externa avaliar os nossos cursos, a gente tem certeza de que a universidade está cumprindo com a sua função social – que é de formação com qualidade – e com a redução da desigualdade, na medida em que permite que estudem pessoas que, em condições normais, não estariam no nível superior, porque se fosse depender de pagar universidade particular seria impossível”, afirma Kleber.

Karla Freire, chefe do Departamento de Medicina explica que, além de “professores sérios e comprometidos com o ensino em geral”, outros pontos fortes contribuíram no resultado obtido pelo curso. “O novo Projeto Pedagógico (PPC) foi decisivo, pois situou o programa da escola no enfrentamento dos problemas e desafios atuais; A reforma da estrutura do CCBS no HU, moderna e adequada à boa prática do ensino; A contribuição da Ebserh, disponibilizando uma estrutura ímpar para o aprendizado dos alunos”, pontua a professora.

Segundo a docente, em 2014, o curso de Medicina possuía nota três na avaliação do MEC – nota mínima suficiente para o funcionamento do curso. Desde então, a professora conta que medidas foram adotadas. “Nos últimos cinco anos, estratégias foram tomadas visando a adequação do nosso curso às Diretrizes Curriculares Nacionais o que culminou com o aumento da nota na última avaliação”.

O curso de Letras Libras foi avaliado pela primeira vez e já alcançou o ótimo resultado (Foto: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)

Diferente de Medicina, por ser um curso tradicional da instituição, a graduação em Libras foi examinada pela pasta para reconhecimento e já obteve, em sua primeira avaliação, um bom resultado. Ainda segundo Kleber, isso se deu porque o curso nasceu em uma boa estrutura.

Em nível de Graduação, a UFS é a única no estado de Sergipe a oferecer o curso de Libras e já possui duas turmas formadas. Alzenira Aquino, chefe do departamento, comenta sobre a relevância do resultado obtido. “A nota que recebemos foi de reconhecimento. O pessoal da comissão permanente de avaliação da UFS nos elogiou porque é algo muito raro um curso, no reconhecimento, receber nota quatro”.

Letras Libras chegou perto da nota máxima – o curso foi reconhecido com nota 4.35. Segundo a professora Alzenira, esse fato não aconteceu por “detalhes referentes à estruturação da graduação” e o resultado trouxe orgulho para a instituição. “Ficamos muito felizes, porque foi um reconhecimento do empenho de todos os professores. Afinal, no nosso quadro de professores, 80% são doutores. Além disso, os nossos alunos têm interesse em aprender, porque isso valoriza a língua. Trabalhamos aqui no departamento em função desse objetivo [valorizar a Língua Brasileira de Sinais]”, afirma ela.

Vale lembrar

A Universidade Federal de Sergipe já foi analisada outras vezes e, também, recebeu resultados de destaque. No Ranking Universitário Folha 2018 (RUF), a UFS manteve-se na 6ª posição, em relação às universidades públicas e privadas do Nordeste, e em 38° lugar no âmbito nacional.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 16 de maio de 2019, 08:31