Seg, 19 de outubro de 2020, 07:47

Professora fala de Chernobyl para desmistificar a radiação
Webinar acontecerá no dia 21/10, às 17h
Professora Susana Lalic apresentará o webinar "Entendendo Chernobyl: Uma perspectiva da série da HBO" (foto: Seduc)
Professora Susana Lalic apresentará o webinar "Entendendo Chernobyl: Uma perspectiva da série da HBO" (foto: Seduc)

A professora Susana Lalic, do Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Sergipe, promove nesta quarta-feira, 21, às 17 horas, o webinar “Entendendo Chernobyl: Uma perspectiva da série da HBO”, falando sobre o maior acidente da história da energia nuclear. O evento faz parte da Semana da Ciência Nuclear, promovido pela Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS-ANS).

“Vamos falar sobre o que é real e o que é fictício nessa minissérie, que se baseou no livro ‘Vozes de Chernobyl’, de Svetlana Alexievich, que é uma coletânea das entrevistas com sobreviventes do acidente. Como o livro é sobre pessoas comuns, falando sobre a sensação deles em relação ao acidente, e o diretor não falou com especialistas sobre a radiação e seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente, existem muitas coisas ali que são fictícias”, disse a professora, que é doutora em Física e pós-doutora em Engenharia Nuclear.

Ela defende que é preciso desmistificar o tema radiação: “Nós vamos explicar sobre o que é histórico e o que é fictício, tentando desmistificar o assunto, falando sobre essa radiofobia das pessoas e que essa radiofobia mata mais do que a própria radiação. Queremos esclarecer o assunto, com uma linguagem coloquial, para que as pessoas de todos os níveis possam entender sobre o que estamos falando”.

As inscrições para participar do webinar devem ser feitas no endereço www.las-ans.org.br/news/semana-da-ciencia-nuclear/

Marcos Cardoso
Gabinete do Reitor


Atualizado em: Seg, 19 de outubro de 2020, 08:41
Notícias UFS