Sex, 15 de janeiro de 2021, 12:11

UFS e UERN são parceiras na produção de websérie sobre o cangaço
Gravações tiveram início dia 11 e irão até 16/01, em cidades de Sergipe e Alagoas
“O cangaço vive!” é o nome da websérie, com previsão de lançamento para março de 2021. (fotos: Pedro Ramos/O cangaço vive!)

O cangaço fez incluir os municípios de Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe, como importantes destinos turísticos brasileiros. A partir disso, uma equipe do Departamento de Comunicação Social da UFS, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está produzindo uma websérie, selecionada através do edital Janelas Para as Artes da Lei Aldir Blanc.

O intuito é adentrar na afirmativa de que “O cangaço vive!” e mostrar como, tantos anos depois, ele ainda movimenta a cultura e a economia. A pandemia e o impacto econômico causado nos destinos tipicamente turísticos também serão abordados.

Gravações estão sendo feitas com pessoas que ainda possuem laços culturais com o cangaço

A equipe que está à frente da produção é composta pelos alunos Andrei Ferreira e Pedro Ramos, e pelos professores Vitor Belém e Maíra Bittencourt, juntamente com o professor Fabiano Morais e o cinegrafista e editor Adriano Pinheiro, ambos da UERN.

“Nós entramos em contato com pessoas que, de certa forma, ainda sobrevivem do cangaço. Pessoas que fazem essa cultura continuar por gerações”, explica Pedro, aluno de Jornalismo. “Estamos fazendo uma cobertura histórica sobre o cangaço e o turismo. O processo de gravação está sendo bem bacana. Algumas coisas aconteceram de última hora, mas ficou muito bom”, complementa Andrei, estudante de Cinema e Audiovisual.

Em parceria com a UERN, o professor Fabiano e o cinegrafista Adriano também fazem parte da produção da websérie

As gravações tiveram início na última segunda-feira, 11, e se estenderam até a terça, 12, na capital Aracaju. Entre os dias 13 e 16/01, a websérie está sendo gravada na região de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, em Sergipe, e Piranhas e Entremontes, em Alagoas.

Roteiro de gravações segue até o dia 16/01 e passou por 3 cidades sergipanas e duas cidades alagoanas

Fabiano Morais, um dos idealizadores do projeto, contou que a ideia surgiu de um grupo de discussão entre professores. “Enquanto falávamos sobre a região ter um potencial enorme, eu e Maíra pensamos em fazer uma série em algum momento. Vitor também se interessou, surgiu o edital e nós começamos a trabalhar em conjunto para definir o tema. Falar do cangaço sob uma ótica moderna, mostrando que ele vive após 80 anos foi um molde que achamos interessante para mostrar em uma série”.

O lançamento da websérie está previsto para março de 2021 e será transmitido pelo Canal Futura, quatro emissoras do Rio Grande do Norte e duas de Sergipe.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 15 de janeiro de 2021, 12:29