Ter, 27 de setembro de 2022, 07:30

UFS inicia planos de trabalho com gigante da indústria química
Reunião marca início de pesquisas conjuntas entre pesquisadores da UFS e da Unigel
1g6a7029 1 1500x1000

Uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a empresa Unigel, formalizada em fevereiro, começou a sair do papel. Representantes da gigante da indústria química estiveram na universidade na tarde desta segunda-feira, 26, para iniciar os primeiros planos de trabalho.

A Unigel existe há mais de cinco décadas e, desde que adquiriu a antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras (SE), se tornou a maior produtora nacional de fertilizantes. Além disso, ela atua no fornecimento de insumos para a agricultura, a indústria automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, entre outros.


Reunião marca início de pesquisas conjuntas entre pesquisadores da UFS e da Unigel. (Fotos: Adilson Andrade - Ascom UFS)
Reunião marca início de pesquisas conjuntas entre pesquisadores da UFS e da Unigel. (Fotos: Adilson Andrade - Ascom UFS)

O Termo de Cooperação assinado entre a UFS e a Unigel permite diversos tipos de parcerias, como a abertura de vagas de estágios para os alunos da universidade e o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, gerando transferência de tecnologia.

“Estamos dando o start nos planos de trabalho, que englobam todas as demandas que foram apresentadas pela Unigel Agro SE, que é a unidade instalada nas antigas dependências da Fafen”, diz Lília Barretto, coordenadora de projetos do Núcleo de Competências em Petróleo, Gás e Biocombustíveis da UFS, o Nupeg.

“Essa é uma área crítica para nós, de muito interesse para a cadeia de petróleo e gás de Sergipe, porque existe uma crise envolvendo a guerra da Ucrânia, e isso está impactando diretamente no fornecimento de alimentos. Este ano, ainda não sofre tanto, mas a partir de 2023 as previsões são de que, se a guerra continua, vai impactar diretamente na cadeia produtiva de alimentos”, explica a docente.


1g6a7023 1500x1000

Lília conta que a aproximação entre a Unigel e a UFS se deu a partir do interesse da empresa, que buscou a equipe técnica da universidade, especialista em sua área de atuação. “Agora, a nossa estratégia de trabalho é que a cada demanda específica [da empresa], vamos solucionar junto aos professores daqui da universidade”, diz.

Representando a Unigel, José Antônio Marques, consultor em Engenharia de Processos, defende que a UFS tem muito a contribuir com a atuação da empresa em Sergipe.

“A reunião foi excelente, pois demos o pontapé inicial da nossa parceria. Nós definimos internamente alguns temas que poderíamos chamar de ‘nossas dores’, comenta Marques. “São dores que entendemos que a UFS pode nos ajudar a resolver”, completa.

Para contribuir com as demandas da Unigel, estiveram na reunião os professores Gabriel Silva, do Departamento de Petróleo e Gás, Licianne Pimentel Santa Rosa, do Departamento de Engenharia Química, e Rogério Pagano, do Departamento de Engenharia Química.

Ascom
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 26 de setembro de 2022, 23:07
Notícias UFS