Qui, 26 de janeiro de 2023, 15:24

Plano de Desenvolvimento Institucional tem segunda edição publicada
Atualização do documento contempla objetivos estratégicos, metas e indicadores das unidades acadêmicas

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para o quinquênio 2021-2025, teve uma segunda edição publicada. O PDI é um documento no qual estão traçados os objetivos da instituição, e através do qual o Ministério da Educação faz as avaliações de credenciamento e recredenciamento.

Segundo Estelamaris Pina, responsável pelo Escritório de Processos Organizacionais (EPO), setor ligado à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a nova edição ampliou o alcance do documento aos campi e centros da universidade.

“A ideia de fazer essa edição era contemplar as unidades acadêmico-administrativas [campi e centros] da UFS nos quadros e objetivos estratégicos, além de implementar uma atualização desses quadros, permitir um refinamento. Acho que esse é um grande ganho dessa segunda edição”, afirma a gestora.

Pdi 2 edicao

No âmbito da UFS, o documento abrange sempre um ciclo de 5 anos, sendo que o primeiro englobou o período de 2001-2004. O PDI 2021-2025 apresenta como temática central “Inovação e Inserção Social com Qualidade Acadêmica”, dividido em oito eixos estruturantes.

Estelamaris explica ainda que o PDI não é estático: a universidade adota ferramentas que permitem o acompanhamento do cumprimento das metas definidas no Plano, possibilitando também a atualização dos objetivos estratégicos, o que ocorreu na segunda edição do PDI.

“Esse monitoramento é proporcionado pelo Relatório de Gestão, que está sendo elaborado pelas instâncias da universidade neste mês de janeiro”, diz Estelamaris.

A segunda edição pode ser acessada na página do PDI, clicando aqui.