Qui, 02 de maio de 2024, 09:53

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS comemora 30 anos de existência
Evento contou com mesa de abertura, palestra e apresentação cultural
(foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Univerisdade Federal de Sergipe (PPGED/UFS) promoveu um evento comemorativo em alusão ao aniversário de 30 anos na última terça-feira, 30. A solenidade aconteceu no aditório da Reitoria, no Campus de São Cristóvão.

O programa é referência na formação do pesquisador em educação, visando aspectos históricos, das práticas docentes, sendo também reconhecido na comunidade científica nacional e inserido na comunidade científica internacional em virtude da qualidade das suas pesquisas. Para o reitor da UFS, Valter Santana, o programa de pós-graduação é de extrema importância para a transformação na vida das pessoas, através da educação.

Mesa de abertura do evento. (foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)
Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

“O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS tende a crescer e se consolidar cada vez mais para que a gente possa qualificar ainda mais a educação no nosso estado e no nosso país e, por meio da educação, transformar as pessoas, afirma Valter.

O objetivo do programa é proporcionar meios da comunicação com grupos sociais para haja uma troca de experiências e a transferência de conhecimentos, oferecendo uma formação atualizada, tendo uma base teórica, e capacidades de análise.

(foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

A coordenadora do PPGED, Rosana Givigi, informa que mais de 900 mestres e doutores já foram formados pelo programa. “Muitos dos nossos egressos estão atuando na educação básica ou em outras universidades. Por isso é importante comemorar os 30 anos do PPGED já que ele é uma grande conquista para a própria universidade”.

Rosana Givigi é coordenadora do PPGED/UFS. (foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

O evento contou com apresentação do Coro e da Orquestra Sinfônica da UFS, além de ter uma programação comporta por mesa de abertura com presença do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, relatos da história do PPGED, de egresso e representante discente, palestra e festa de celebração do aniversário.

Apresentação do Coro e Orquestra Sinfônica da UFS marcou abertura do evento. (foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)
(foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

O egresso do programa e, hoje, docente do Departamento de Educação da UFS, João Paulo Oliveira, ressalta o papel significativo que o programa ocupa em sua vivência acadêmica. “O programa teve uma contribuição enorme na minha formação acadêmica. Os anos de mestrado como bolsista e as vivências dentro e fora da universidade por meio do programa foram imprescindíveis para minha escolha de seguir e fazer o doutorado, além das viabilizações de participação em eventos e contato com referências nacionais e internacionais".

João Paulo Oliveira é egresso do PPGED e atual professor da UFS. (foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

O atual doutorando do programa, Wendell Rhamon, acompanhou a celebração pelos 30 anos do PPGED. “Ser aluno do programa é se sentir abraçado, ser bem recepcionado, ter o objetivo de pesquisa tratado com delicadeza e ser ajudado a melhorar".

Wendell Rhamon é aluno do PPGED/UFS. (foto: Thaisy Santa Rosa/Ascom UFS)

"O PPGED é um programa que valoriza as diferentes maneiras de se realizar pesquisa, diferentes epistemologias, movimentos artísticos, um programa que abraça todos os tipos de pessoas, todos os tipos de perfis de alunos e tem um corpo docente muito humanizado”, salienta Wendell.

Lucas Silva - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS