Como obter um parecer social de vulnerabilidade

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis acompanha os alunos da graduação presencial de todos os campi, e de forma especial, alunos em condição de vulnerabilidade social e econômica. Nosso trabalho segue as diretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), elaborada com o objetivo de ampliar e garantir a permanência de alunos em universidades e institutos federais. 

A fim de mapear os estudantes que possuem perfil de vulnerabilidade, a Proest lança anualmente a Chamada Pública. A Chamada é um Edital tem por finalidade o cadastro e avaliação socioeconômica dos estudantes, de modo que o discente seja avaliado por um assistente social, que lhe conferirá um parecer social no Sigaa, atestando ou não sua vulnerabilidade.

O parecer social fica vinculado à matrícula do discente, e uma vez "apto", o estudante não precisa se inscrever em outra Chamada Pública, bastando somente realizar a atualização dentro os períodos solicitados pela Proest.

Com o parecer social "apto", o estudante vulnerável poderá ser priorizado nas ações de assistência e integração, bem como pleitear auxílios e bolsas de diversas Pró-reitorias (tais como Pibic, Pibiti, Piaex, Prodap, Monitoria, etc) mantidos com recursos da Pnaes.

Os editais de Chamada Pública são divulgados em nosso site, no menu "Editais".

Atenção: As funcionalidades referentes à Chamada Pública e à declaração de vulnerabilidade ficam disponíveis a todo tempo no Sigaa. Aqueles que já possuem parecer social "apto" não devem realizar nenhuma alteração no seu Cadastro Único do Sigaa, sob risco de ter seu parecer invalidado (ele aparece como "não vigente"). Aos que ainda não possuem um parecer, informamos que autodeclarar-se vulnerável no Sigaa não é suficiente para atestar a vulnerabilidade, devendo o estudante aguardar o edital de Chamada Pública e se inscrever.

O estudante pode consultar seu parecer em: Sigaa > Portal discente > Bolsas > Cadastro Único > Visualizar pareceres emitidos.