Ter, 20 de abril de 2021, 16:30

Proest inicia a construção do Plano de Ação da Política de Assuntos Estudantis
Quadriênio 2021 - 2025

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) iniciou a construção do Plano de Ação da Política de Assuntos Estudantis com o objetivo de criar estratégias para fortalecer as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), cuja finalidade é a ampliação das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal para o quadriênio 2021-2025.

É notório os avanços da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na infraestrutura, número de docentes, técnicos/as administrativos e discentes, consequência da ampliação e diversificação dos cursos de graduação e pós-graduação nas diferentes áreas do conhecimento, buscando primar pela interface ensino/pesquisa/extensão e sua função social como universidade pública comprometida com o desenvolvimento acadêmico e social da população de Sergipe. Neste contexto, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis tem papel essencial na garantia da integração e inclusão do corpo discente, fortalecendo os princípios constitucionais do direito à educação pública de qualidade para todos.

Para o professor Marcelo Mendes, Pró-Reitor de Assistência Estudantil, “o caráter integrador e inclusivo do Plano de Ação da Política Estudantil da UFS se expressa no compromisso de atendimento pleno à assistência estudantil e da necessidade de planejar as ações e atividades coordenadas entre os setores/campi que integram e executam a política de assuntos estudantis no âmbito da UFS”. Também destaca que “os recursos do Pnaes tem a capacidade de garantir a permanência e inclusão dos discentes, e ao mesmo tempo, promover a formação com qualidade e melhoria dos indicadores acadêmicos dos alunos assistidos pela Proest”. A reunião de planejamento, no dia 20 de abril de 2021, contou com a participação de cinquenta servidores, representando todos os Campi da Universidade Federal de Sergipe.

Prof. Dr. Marcelo Alves Mendes

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis