A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis divulga que o MEC autorizou novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP) para o ano de 2022. O auxílio é pago para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial. O valor é de 900 reais.
As inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no período de 24 de janeiro a 28 de fevereiro.
A análise da documentação comprobatória do estudante e a aprovação do cadastro no SISBP deverão ser realizadas pelas instituições federais de ensino superior, no período de 24 de janeiro a 31 de março.
Além de anexar toda a documentação solicitada no SISBP no ato de inscrição, o estudante indígena ou quilombola deve enviar os documentos abaixo listados para a PROEST, através do inclusao.digital@academico.ufs.br a fim de procedermos com a análise. Os documentos devem ser enviados num único arquivo em formato PDF, dentro dos prazos estipulados.
- Autodeclaração do Candidato;
- Declaração da Comunidade do Candidato sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;
- Declaração da Funai ou Declaração da Fundação Cultural Palmares; e
- Termo de Compromisso do Bolsista.
Informamos que documentos ilegíveis, incompletos, sem data ou sem assinaturas não serão considerados.
Abaixo, disponibilizamos modelos de declarações (que devem ser ajustados a depender da etnia), e as orientações cabíveis.