Sex, 19 de maio de 2023, 18:35

Inscrições para o Programa de Bolsa Permanência do MEC
De 3 a 30 de junho de 2023

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis divulga que o MEC autorizou novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP) para o ano de 2023. O auxílio é pago para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial. O valor é de 1400 reais.

As inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no período de 3 a 30 de junho de 2023. (Atualização: as inscrições foram prorrogadas até 30 de julho. Ver Portal UFS - Prorrogação do prazo de inscrição para o Programa de Bolsa Permanência do MEC).

Além de anexar toda a documentação solicitada no SISBP no ato de inscrição, o estudante indígena ou quilombola deve enviar os documentos abaixo listados para a PROEST, através do secretaria.proest@academico.ufs.br a fim de procedermos com a análise. Os documentos devem ser enviados num único arquivo em formato PDF, dentro dos prazos estipulados.

- Autodeclaração do Candidato;

- Declaração da Comunidade do Candidato sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;

- Declaração da Funai ou Declaração da Fundação Cultural Palmares; e

- Termo de Compromisso do Bolsista.

Informamos que documentos ilegíveis, incompletos, sem data ou sem assinaturas não serão considerados.

Abaixo, disponibilizamos modelos de declarações (que devem ser ajustados a depender da etnia), e as orientações cabíveis.

Atualizado em: Seg, 22 de maio de 2023, 14:43