A PROAE deixa claro que concorda com os cartazes que declaram: "A FOME NÃO ESPERA BUROCRACIA". Assim aproveitamos para esclarecer:
A empresa que servia a alimentação no Campus do Sertão e no Campus de Itabaiana abandonou o contrato quando faltavam três semanas para o final do período 2025-1. Assim, a PROAE, através de suas Coordenações, providenciou o pagamento do primeiro lote de auxílio alimentação para todos os discentes com cadastro de vulnerabilidade. O segundo lote do auxílio foi pago somente para os vulneráveis do Campus do Sertão, pois o Campus de Itabaiana estava em recesso acadêmico.
A PROAE esteve no campus do Sertão e foi esclarecido que muitos discentes que estavam em estágio fora do município e outros que não utilizavam o restaurante haviam sido beneficiados com o auxílio emergencial, o que tornava a situação injusta para os alunos que não estavam classificados como vulneráveis mas que utilizavam o restaurante. Desta forma, foi sugerida a possibilidade de rever a lista de beneficiários e realizar o pagamento somente para os estudantes que realmente dependem do RESUN. Isto foi executado na elaboração da lista de beneficiários do terceiro pagamento do lote de auxílio emergencial, já encaminhada para pagamento.
Esclarecemos também que toda a situação foi discutida em reunião com os discentes dos campi de Itabaiana e do Sertão. Ainda: foi divulgada a informação - em um grupo de comunicação que reúne os diretores dos campi de Itabaiana e do Sertão, que também conta com a presença de membros do DCE e discentes dos campi: na hipótese de algum estudante que utilize os restaurantes não receber o auxílio emergencial, tal pessoa deverá entrar em contato com a assistência estudantil de seu campus para solicitar o benefício, e sua situação será analisada e o pagamento poderá ser providenciado.
Quanto a uma nova licitação, informamos que o pregão já foi finalizado. Segundo a informação do Setor de Contratos, a empresa que ganhou a licitação já encaminhou a documentação necessária mas, até o momento, ainda não realizou a efetiva assinatura do contrato. Apenas após a assinatura do contrato pela empresa, que está disponível para assinatura há mais de uma semana, o Reitor poderá assinar, o que acontecerá rapidamente. Após a assinatura do contrato teremos definido o dia de início das atividades da empresa. Ressaltamos que, todos os dias, a Coordenação de Alimentação e Nutrição e o Setor de Contratos estão em contato com a empresa para que a assinatura seja providenciada.
Como falamos na reunião no Campus do Sertão, para quem deixou de usar o restaurante nesse Campus depois do surto alimentar ocorrido em novembro de 2024, será realizada uma análise das listas de utilização de usuários no RESUNSER em período anterior ao surto. As listas serão verificadas para que a PROAE possa providenciar o auxílio alimentação para esses estudantes. Solicitamos aos discentes que, caso seu nome não conste na lista principal, entre em contato com o setor da Assistência para verificação.
Finalizamos destacando que temos como objetivo o atendimento ao máximo de discentes, dentro da Normas Institucionais, Legislação Vigente e com responsabilidade com o recurso público.
Cordialmente,
Prof. Roberto Rodrigues de Souza
Pró-Reitor de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis - PROAE